Obras de Julián Marías [Pré-Venda]

Esta campanha recuperará quatro obras de Julian Marías, são elas: Introdução à Filosofia; A Estrutura Social; O problema do cristianismo; e Antropologia Metafísica. O preço de pré-venda é promocional e os livros serão enviados ao final da mesma, independentemente de alcançarmos ou não a meta estipulada. Claro que se a meta for alcançada antes, mais rápido serão enviados os livros, portanto, divulgue aos seus amigos, conhecidos, familiares e a quem mais acreditar que possa ter interesse. Ajude o Instituto Visconde de Cairu a recuperar essas obras deste brilhante autor e ainda tenha seu nome imortalizado dentro dos livros (em "Agradecimentos", antes da introdução). A campanha acabará em 07/10/2016
17.42% Raised
R$2,090.00 donated of R$12,000.00 goal
15 Donors
Campaign has ended

A campanha acabará em 07/10/2016

O Frete já está incluso e efetuamos parcelamento em até 3x sem juros via Paypal.

Para pagamentos via Boleto, por favor, selecionar a opção desejada e aguardar o recebimento do mesmo em seu e-mail.

Abaixo uma breve descrição dos livros e do autor (Os livros terão o formato 16×23 cm, capa brochura e lombada):

Introdução à Filosofia

Introdução-à-Filosofia

Este livro é para quem gosta de filosofia e está com firme vontade de entendê-la. O autor, aluno de Ortega, descreve em seu Prefácio à edição brasileira, em Nova York, em abril de 1959: Talvez não seja inteiramente inoportuno contar como este livro foi escrito. Numa tarde de outono de 1945, em Madri, sentei-me à mesa com uma folha de papel e uma pena, e trabalhei sem levantar a cabeça durante três ou quatro horas. Ao pôr do sol, o papel estava totalmente escrito, e tive a impressão de que já tinha em mãos o livro que pretendia escrever. Essa folha de papel continha uma breve formulação de seu tema, em cinquenta linhas e um índice de seus capítulos, que coincide em mais de três quartas partes com o que eu efetivamente iria realizar. A partir daquele dia comecei a escrevê-lo, a máquina, como é meu costume, numa única redação com pouquíssimas correções, que foi diretamente à tipografia. Em 20 de janeiro de 1947, depois de quatorze meses de trabalho ininterrupto, escrevi a última página; a tipografia preparava o livro já há algumas semanas, e nesse mesmo mês ele apareceu.

Sei que no Brasil a filosofia interessa vivamente. Mas a sociedade brasileira – não apenas alguns indivíduos – terá chegado a ela? Terá chegado à sua necessidade, a não poder dispensá-la, a tê-la como inevitável? Lembrem, isto foi escrito em 1959. Como estamos agora em relação ao estudo e conhecimento da filosofia?

Antropologia metafísica

IMG-20160828-WA0001Meu primeiro contato com a obra de Julián Marías foi com “Introdução à filosofia”. A impressão foi forte, como é forte o texto do filósofo que a gente acaba lendo praticamente num único fôlego. Muitos anos depois li “A perspectiva cristã”, que também me impressionou bastante e que li e reli várias vezes. Mas acho que a síntese do pensamento de Marías, que até certo ponto é uma sistematização do pensamento de Ortega, me parece estar em “Antropologia Metafísica” que faz a gente entender melhor a paixão que está por trás do filosofar, bem como a necessidade de filosofar para (bem) estar no mundo.

Aliás, neste livro, Marías afirma que é uma pena que nas principais línguas da filosofia (grego, francês e alemão) não exista o verbo “estar” que se confunde com o “ser”. Marías pondera que um modo do ser, do nosso ser, é estar: só somos, se estamos. Estar é a primeira forma de instalação do ser humano no mundo, essa instalação não é somente espacial, mas também temporal (histórica). Tudo isso, claro, se resume na concepção orteguiana de que “eu sou eu e minha circunstância” e que não é possível entender a mim sem entender a minha circunstância, na qual estou ou me instalo.

Mas há muito mais além da ideia de estar e de instalação. Apenas para dar um exemplo, há a noção de vigência, que se refere à mentalidade que vige num lugar em determinada época. Por exemplo, as classes letradas do Brasil, marcadas pela vigência do esquerdismo, são incapazes de compreender filósofos como Marías e Ortega.

Problemas do cristianismo

Capa-Problemas-do-Cristianismo

Em que reside a inovação radical do cristianismo, para Marías? Na encarnação de Deus em Cristo. Por isso, não se reduz a uma mera fase da revelação (como diz a visão islâmica de Cristo), mas representa algo totalmente único — a intervenção direta de Deus no mundo. Portanto, “a palavra-chave do cristianismo é o amor”.

Primeiro, a afirmação de que Deus é, sobretudo, amor. Também, a própria criação é “um ato de amor efusivo que põe na existência realidades novas para serem amadas”. E mais, a encarnação também só se explica pelo amor: a imensa distância entre Criador e natureza é preenchida pelo vínculo amoroso, a distância se anula e o homem participa da vida divina. E a centralidade do amor na visão cristã decorre do fato de que a novidade do cristianismo não é o monoteísmo, e sim a Trindade — há amor em Deus mesmo, entre as pessoas da Trindade.

Marías cita Miguel de Unamuno: “Uma pessoa isolada, a quem amaria? E se não ama, não é pessoa”. Porém, pensar as implicações disso tem sido difícil, porque temos tentado pensar Deus a partir de conceitos gregos elaborados para pensar coisas. O melhor caminho é pensá-lo a partir do mais “próximo” conhecido, a pessoa humana.

 

Sobre o autor

Julián Marías Aguilera (Valladolid, 17 de junho de 1914 — Madrid, 15 de dezembro de 2005) foi um filósofo espanhol, considerado o principal discípulo de José Ortega y Gasset. Foi diretor do “Semanário de Estudos de Humanidades”, membro da Real Academia Espanhola e da Real Academia de Belas-Artes e doutor Honoris Causa em Teologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca. Marías fez o curso de filosofia na Universidade de Madri (1931-1936), onde encontrou o que ele próprio denominou devida intelectual, tendo frequentado os cursos de Ortega, Zubiri, Gaos, Besteiro, García Morente, etc.

3 Comentários

  1. Sérgio Nibon

    Quais os valores, de cada obra, e como posso doar?

    Responder
    1. adminadmin (Publicações do Autor)

      Basta clicar em DONATE que os preços aparecerão

      Responder
  2. Alan ferreira

    ESPETACULAR !!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *