A experiência Suíça com liberalização das drogas

Parque das Agulhas: A experiência de liberalizar drogas em Zurique, na Suíça, entre 1986 até 1992 foi um fracasso. Fui testemunha de quão impopular era a idéia para os Suíços quando fui fazer um estágio num banco suíço em 1992.

ONGs e governo atendiam aos viciados ministrando drogas a céu aberto e, acredite se quiser, havia médicos prestando primeiros socorros para quem passasse do ponto. Os resultados não poderiam ser mais óbvios.

No período da liberalização houve aumento de consumo de drogas, aumento da criminalidade e sensação geral de insegurança na cidade. Isso para não mencionar a destruição do parque histórico (Platzspitz) e do aumento do “turismo” de viciados do mundo inteiro para o local.

Hoje o paulistano e cidade de São Paulo convive com o problema da Cracolândia. Várias políticas sociais foram ventiladas para resolver o problema mas acho que já sabemos qual vai ser o resultado.

Em Zurique, só depois de se proibir e inibir acesso a drogas que o consumo a céu aberto caiu. Por aqui ainda não aplicamos a repressão necessária para se gerar o mesmo resultado.

Luiz Philippe de Orleans e Bragança on Facebook
Luiz Philippe de Orleans e Bragança
Cientista Político (Stanford University) e coordenador do Movimento Liberal Acorda Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *